Coco Chanel disse anos atrás que a moda passa, mas o estilo permanece. Essas palavras podem ser aplicadas com sucesso ao design de interiores. Como organizar um interior elegante, mas ao mesmo tempo atemporal? Aqui estão cinco regras que os melhores designers seguem. Graças a eles, será possível combinar soluções clássicas com as últimas tendências.
Escolha o herói do interior
Em ambientes com design atemporal, deve estar presente um elemento central, que chame a atenção assim que você entra no ambiente. Este papel pode ser cumprido por soluções arquitetônicas, por exemplo, um portal de lareira decorativo, uma janela panorâmica desobstruída ou uma parede coberta com um material interessante ou uma parede colorida.
Da mesma forma, o herói do interior pode ser uma peça de mobiliário ou uma adição introduzida no arranjo durante o arranjo. No centro das atenções pode estar, por exemplo, uma pintura, pôster ou gráfico de grande porte ou uma galeria de arte na parede.
Um truque simples, usado por muitos designers, também é focar o olhar de quem está no interior em um móvel interessante e independente, por exemplo em um console colorido, uma poltrona que se destaca do resto do mobiliário ou uma vitrine incomum.
Neste método é muito importante criar apenas um elemento central em torno do qual toda a sala é organizada, por exemplo, móveis. Quando há lugares mais atraentes, é fácil ter a impressão de caos.
Esconder a tecnologia
Os projetos de interiores publicados nas melhores revistas de design de interiores do mundo geralmente têm uma característica em comum – a falta de equipamento multimídia visível. Claro, você pode dizer que o próprio projeto e a própria vida, porque a maioria de nós usa uma TV ou equipamento de áudio.
É possível conciliar a funcionalidade do interior com a sua aparência elegante? Definitivamente sim. A chave para uma sala de estar ou quarto atemporal neste caso é a colocação inteligente, ou melhor, a camuflagem do equipamento RTV.
O aparelho de TV e o equipamento de áudio podem ser colocados nos móveis modulares da moda, os chamados unidades de parede modernas. Uma boa solução é também criar uma galeria doméstica, na qual este equipamento ocupe um lugar central entre quadros ou fotos em molduras.
Se tivermos um grande espaço para organizar, você pode pensar em substituir a TV tradicional por uma tela retrátil e um projetor. Suspensos no teto, de preferência atrás de uma faixa ou viga rasgada, não serão visíveis.
Aposte na qualidade
Ao organizar um interior atemporal, vale a pena escolher materiais de acabamento, móveis e decorações de alta qualidade. Ao contrário do que parece, isso não significa que estejamos condenados às soluções mais caras. Não só os produtos de luxo vão funcionar bem aqui, mas também os da faixa de preço médio, mais bem acabados e feitos de matérias-primas naturais e duráveis.
Móveis, tecidos e acessórios feitos de madeira natural, couro, lã, seda, linho, vidro, pedra, metal ou vime, juta e ervas marinhas causam uma impressão particularmente boa nos interiores. Portanto, vale a pena desistir dos acessórios de plástico mais baratos, tábuas de móveis, tapetes de poliéster ou conjuntos de sofás estofados com tecidos de baixa qualidade, que parecem ruins à primeira vista.
Há um risco real que em boas condições sobreviverão não várias ou dezenas de anos como modelos feitos de materiais naturais, mas no máximo algumas temporadas. Elementos de decoração de interiores de alta qualidade são muito caros para você?
Vale a pena procurar produtos interessantes durante as vendas sazonais de móveis e acessórios, ou introduzir modelos vintage da moda, ou seja, modelos de segunda mão no interior.
Divirta-se com as texturas
A maneira de criar um interior elegante é introduzindo diferentes texturas na sala. Vale a pena escolher modelos de móveis e acessórios feitos de matérias-primas com estrutura tridimensional distinta, como lã, rattan trançado, madeira envelhecida, veludo com listras ou padrões decorativos, linho amassado etc. por exemplo, com a suavidade do tampo da mesa de centro, piso ou paredes, eles diversificaram o arranjo e chamarão a atenção.
Combinações de diferentes texturas em um arranjo também permitem quebrar a monotonia e despertar o interesse das pessoas que ficam na sala. Eles também são a chave para obter um espaço aconchegante e íntimo, mesmo em interiores com grandes áreas. Como trazer texturas para sua casa?
A maneira mais fácil é escolher acessórios como fronhas com padrão convexo, toalhas de mesa e cortinas feitas de materiais triturados, luminárias de vime, bem como tapetes de lã trançados. Você também pode optar por móveis com textura tridimensional, ou seja, cadeiras de vime trançado, uma poltrona forrada com tecido boucle ou uma cama com cabeceira acolchoada.
Não tenha medo da simetria
Você conhece o ditado de que a simetria é a estética dos idiotas ou tolos? A teoria atribuída a Victor Hugo ou Pablo Picasso, designers de interiores, muitas vezes discordam. Por que? Na sua opinião, dispor o interior de forma simétrica, ou seja, em torno de um eixo predeterminado, é a melhor e mais simples solução para obter uma disposição elegante e intemporal.
A simetria nos é familiar, até mesmo da natureza (folhas de plantas, rostos de pessoas), e nos dá uma sensação de equilíbrio e paz. Claro, ao decorar o interior, você não deve reproduzir fielmente a disposição dos móveis ou acessórios em ambos os lados da sala a todo custo.
Em vez disso, vale a pena tentar obter algumas semelhanças à direita e à esquerda de nosso ponto focal (descrito no primeiro parágrafo). Como usar a simetria na prática? Na sala de estar, é uma boa ideia colocar decorações ou móveis idênticos em ambos os lados de, por exemplo, uma lareira ou uma janela.
Podem ser candeeiros decorativos, estantes, espelhos na parede ou – se tivermos espaço suficiente – dois sofás idênticos em ambos os lados da mesa de centro. Essas soluções serão perfeitas especialmente para entusiastas de design de interiores iniciantes. É definitivamente mais difícil criar arranjos assimétricos e elegantes.
ssas soluções serão perfeitas especialmente para entusiastas de design de interiores iniciantes. É definitivamente mais difícil criar arranjos assimétricos e elegantes. Essas soluções serão perfeitas especialmente para entusiastas de design de interiores iniciantes. É definitivamente mais difícil criar arranjos assimétricos e elegantes.
Leave feedback about this