Quem não gostaria de ter visitantes gratuitos no site?
Com as melhores estratégias de SEO você pode gerar visitantes ‘gratuitos’ no site. Eu coloco aspas por um motivo, porque isso vai te custar alguma coisa. Ou seja, tempo e esforço.
Se você deseja ter uma classificação mais alta no Google, precisa de uma sólida estratégia de SEO. Muitas vezes você pode encontrar todos os tipos de táticas de SEO online, como:
- Escreva para palavras-chave altamente pesquisadas,
- Otimize suas páginas, pense em tags de título e meta descrições,
- Otimize suas imagens para o Google,
- Torne seu site responsivo para dispositivos móveis,
- Certifique-se de que seu site é utilizável.
Por que uma estratégia de SEO é importante?
Qualquer empresa que queira seriamente começar com marketing online não pode prescindir de SEO. SEO significa otimização para mecanismos de busca. Isso significa que você torna seu site adequado para os mecanismos de pesquisa. Mas o que isso realmente significa?
O objetivo do mecanismo de busca do Google é mostrar os melhores resultados para seus usuários. Portanto, se alguém pesquisar por ‘agencia SEO‘, o Google quer mostrar a página que apresenta o melhor resultado para essa pesquisa. Qual resultado alguém que procura por essa palavra-chave deseja?
Chamamos isso de intenção de pesquisa. Você tem diferentes intenções de pesquisa, desde a coleta de informações até a intenção de pesquisa orientada à compra. No caso de ‘estratégias de SEO‘ provavelmente há uma intenção de informação. Portanto, o Google quer a melhor página no topo que forneça mais informações.
Sinais de que a página não merece estar no topo do Google são:
- Muitos visitantes do site que clicam rapidamente (rejeitam) o site;
- O site não é adequado para celular;
- o site está lento;
- O site não é otimizado para o Google (sem meta descrições e tags de título preenchidas);
- etc.
Como você pode ver, é daí que vêm muitas dessas táticas de SEO. Você precisa ter essas coisas em ordem se quiser ter uma classificação mais alta no Google.
Com uma boa estratégia de SEO, você tem certeza de que essas partes estão em ordem e, portanto, pode atrair tráfego extra para o site. Estes são os visitantes do site que também optam por ir ao seu site. Você não precisa convencê-los por meio de um anúncio. Eles chegam ao seu site por conta própria.
Também chamamos isso de pull marketing, porque atrai clientes em potencial para você, por assim dizer.
Quais estratégias de SEO existem?
De um modo geral, existem várias estratégias de SEO, mas, assim como outras estratégias de marketing (online), não se trata de adotar cegamente uma estratégia para sua empresa.
Uma boa estratégia de SEO é feita sob medida para sua empresa. Talvez você comece com a abordagem de marketing de conteúdo, isso é bom. Mas você tem que ver qual forma de conteúdo se adapta melhor à sua empresa: texto (base de conhecimento ou blog) ou, por exemplo, vídeo?
Posso implementar minha estratégia de SEO sozinho?
Você é um freelancer? Você tem sua própria equipe de marketing, ou pelo menos um especialista em SEO ou redator?
Se você tiver uma equipe (ou tiver conhecimento e tempo suficientes), poderá executar a estratégia de SEO para sua empresa internamente. Eu recomendaria ter uma estratégia de SEO desenvolvida externamente, dessa forma você pode ter certeza de que a estratégia é baseada nos insights e estratégias mais recentes.
Se você entende sua estratégia de SEO entregue, certamente pode implementar (partes dela) você mesmo, pensar em escrever conteúdo ou abordar outras empresas para blogs convidados.
Uma estratégia de SEO é bastante complexa. Há muito a considerar. Portanto, se você não tem muito conhecimento do mundo do marketing online e SEO ou se não tem tempo suficiente para trabalhar nisso todos os dias, contatar uma agência especialista em SEO pode ser uma opção melhor para você.