novembro 22, 2024
Cotidiano Saúde / Beleza

Como cuidar da pele na gravidez

Como cuidar da pele na gravidez

Durante a gravidez, o corpo da mulher passa por muitas mudanças causadas por alterações hormonais e ganho de peso gradual. Essas mudanças afetam diretamente o estado da pele, por isso vale a pena prestar mais atenção aos seus cuidados nesse período e garantir um bom suprimento de sangue, hidratação e elasticidade. O cuidado adequado pode prevenir a formação de estrias ou reduzir seu número.

A gravidez é um grande desafio para o corpo da mulher. As mudanças que ocorrem neste momento são iniciadas pela alteração da atividade dos hormônios – estrogênios, progesterona, prolactina, gonadotrofina coriônica, ocitocina, hormônio luteinizante ou andrógenos, e pelo aumento do músculo uterino em proporção à idade gestacional. O equilíbrio na economia hormonal é perturbado muito rapidamente, o que resulta em alterações em todo o corpo, incluindo pele e cabelo.

Durante a gravidez, a mulher deve ter um cuidado especial com a pele. A pele deve ser adequadamente suprida de sangue, elástica e hidratada. A hidratação é assegurada pelo uso regular de cremes, loções, leites hidratantes ou óleos naturais que reconstroem a barreira hipolipídica da epiderme.

Uma dieta equilibrada também afeta a qualidade da pele em mulheres grávidas. Deve-se assegurar o aporte diário de ácidos graxos poliinsaturados de cadeia longa, cuja fonte é, entre outras, peixe do mar, azeite, óleo de colza, óleo de girassol e hidratação adequada do corpo.

Recomenda-se beber cerca de 1,5-2 litros de água por dia. Não se deve esquecer de realizar exercícios físicos (permitidos para gestantes) e caminhadas, que oxigenam o corpo da mulher e influenciam positivamente no bom aporte sanguíneo da pele.

Tratamentos recomendados para mulheres grávidas

Massagem facial relaxante

Pode ser uma massagem com óleos essenciais permitidos ou realizada diariamente durante a lavagem ou aplicação de um creme com filtro UV. A massagem melhora a circulação sanguínea e previne o inchaço. 

Manicures

Principalmente as chamadas. Manicure japonesa, melhorando o estado da placa ungueal, proporcionando hidratação e nutrição. 

Hidratar a pele

E usar chuveiros alternados com água fria e morna – esses tratamentos melhoram a circulação sanguínea e a tensão da pele. 

Máscaras e esfoliantes usados ​​em todo o corpo

Removem a epiderme morta e afetam a hidratação da pele e melhora sua elasticidade; não use máscaras de aquecimento e máscaras contendo algas marinhas, pois contêm grandes quantidades de iodo.

O uso de cosméticos contra estrias

Devem ser usados ​​regularmente, desde o início da gravidez; cosméticos dermatologicamente testados destinados a mulheres grávidas são recomendados.

Máscaras faciais

Hidratantes ou ampolas contendo ácido hialurônico em sua composição – melhoram a condição da pele, pois em um grande grupo de mulheres a pele do rosto fica seca durante a gravidez. 

Massagem na coluna

Uma massagem suave evita dores nas costas, comuns em mulheres grávidas. 

Banhos com adição de óleos essenciais

cuidados especiais devem ser tomados no uso de óleos essenciais, principalmente no primeiro trimestre de gravidez. Deve-se lembrar que odores intensos podem causar náuseas e dores de cabeça, por isso o cheiro deve ser suave e, acima de tudo, agradável.

Os óleos essenciais naturais recomendados durante a gravidez incluem óleos de camomila, frutas cítricas, rosa, lavanda, neroli, sândalo, eucalipto e gerânio. Os óleos de manjericão, mirra, menta e louro não são recomendados durante a gravidez. Os óleos de cedro, sálvia, bergamota, zimbro, jasmim e alecrim têm efeitos teratogênicos e abortivos.

Estrias 

A mudança mais grave para uma mulher após a gravidez são as estrias, que ocorrem em cerca de 90% das mulheres grávidas. Surgem como resultado do estiramento da pele e são causadas pela interrupção da continuidade das fibras elásticas, principalmente da pele dos quadris, nádegas, abdômen inferior, mamas e coxas.

Isso se deve à redução da elasticidade das fibras elásticas da pele e ao aumento da resistência à tração, bem como às flutuações hormonais que ocorrem nessa época. Fatores genéticos também desempenham um papel importante na formação de estrias. Em mulheres grávidas, as estrias costumam aparecer por volta do 5º ao 7º mês de gravidez.

No período inicial, eles são de cor azul-avermelhada, depois mudam de cor para branco-rosa. A gestante deve fazer profilaxia contra estrias e garantir a hidratação adequada da pele durante a gravidez desde o início de sua duração.

Recomenda-se o uso de cosméticos contendo emolientes (preparações que lubrificam a pele) e substâncias hidratantes ou preparações especiais contra estrias destinadas a mulheres grávidas. São cremes que não contêm ingredientes que possam ser prejudiciais ao feto em desenvolvimento, não causam irritação ou alergias.

Bio Oil

É um produto natural para o cuidado da pele que ajuda a melhorar a aparência de cicatrizes, estrias e o tom da pele. Com fórmula única de ingredientes naturais: vitamina E, vitamina A, lavanda, óleo de calêndula, óleo de camomila, óleo de alecrim e O Bio-Oil é não comedogênico, hipoalergênico e pode ser usado por pessoas com pele sensível. Sua força é a fórmula.

Seu segredo é PurCellin OilTM – um ingrediente inovador desenvolvido durante muitos anos de pesquisa, o que permitiu obter um óleo com propriedades inéditas. Tornou-se uma base ideal para ingredientes ativos usados ​​em cosméticos por séculos, mas também permitiu obter um produto na forma de um óleo, mas com uma consistência leve e não gordurosa, inédita em tais produtos antes.

Graças a isso, o Bio-Oil é perfeitamente absorvido, nutre e hidrata bem a pele, mas acima de tudo – o que é confirmado por numerosos estudos clínicos – melhora efetivamente sua aparência.

Durante o banho, você pode massagear as áreas propensas a estrias (coxas, quadris, nádegas) com uma luva ou escova áspera, o que melhora a circulação nesses locais. No entanto, o abdômen não deve ser massageado para evitar contrações prematuras. A luta contra as estrias existentes é difícil e é impossível eliminá-las completamente.

Recomenda-se a realização de peelings

clareamento de cicatrizes ou tratamentos especializados em salões de beleza, mas não antes da amamentação. A cosmetologia moderna pode lidar com as estrias existentes e reduzir sua gravidade por meio de tratamentos que suavizam e suavizam as estrias.

Durante a amamentação, recomenda-se o uso de cosméticos testados dermatologicamente, sem adição de fragrâncias e substâncias que não penetrem na camada derme. No combate às estrias nos seios durante a amamentação, são recomendados cremes especiais para lactantes, contendo substâncias não irritantes e não alergênicas. Eles podem conter vitamina E, colágeno, elastina, e também ser enriquecido com manteiga de karité. Óleos naturais como o Bio-Oil também podem ser usados.

O Bio-Oil é um medicamento que combate as imperfeições da pele e é distribuído em 23 países. Há quase 15 anos no mercado de cosméticos, conquistou diversos prêmios na categoria de cuidados com a pele.

O óleo é recomendado para uso no cuidado diário da pele afetada por cicatrizes, estrias ou cores e descolorações irregulares. Contém ingredientes naturais e pode ser usado por mulheres grávidas. Também possui o certificado Beleza Sem Crueldade – não foi testado em animais. Além disso:

  • aumenta permanentemente o nível de hidratação da pele,
  • elimina gradualmente as estrias,
  • uniformiza e uniformiza o tom da pele,
  • suaviza e amacia a pele ao toque,
  • previne a formação de rugas.

 
Os seguintes procedimentos são contra-indicados durante a gravidez [8, 9, 21]:

  • com o uso de correntes e ondas de rádio, por exemplo, iontoforese, eletroforese, galvanização – eles têm um efeito negativo no desenvolvimento da criança, podem causar queimaduras, 
  • tratamentos de depilação com cera morna – podem causar distúrbios circulatórios e até predispor ao aparecimento de varizes, 
  • tratamentos de aquecimento, por exemplo, sauna – podem levar à ruptura dos vasos sanguíneos e contrações prematuras do útero, 
  • radiação ultravioleta, por exemplo, em um solário – causa a decomposição do ácido fólico e, portanto, aumenta o risco de defeitos do tubo neural, pode causar parto prematuro, 
  • radiação ultrassônica, por exemplo, peeling de cavitação – tem um efeito abortivo,
  • piercing corporal, por exemplo, maquiagem permanente, tatuagem, piercing – existe o risco de introduzir infecções, durante a gravidez também há maior suscetibilidade à dor, 
  • tratamentos despigmentantes – provocam defeitos no desenvolvimento do feto, bem como irritação da pele da grávida, 
  • tratamentos anti-acne – têm um efeito teratogénico no feto, têm um efeito tóxico na função hepática, 
  • tratamentos que aumentam a pressão arterial, por exemplo, tratamentos de emagrecimento e drenagem, 
  • tratamentos com o uso de algas (máscaras, compressas) devido ao seu cheiro intenso e penetração na corrente sanguínea.

Durante a gravidez, não é recomendado o uso de cosméticos com substâncias que tenham a capacidade de penetrar na pele. Estes incluem:

  1. Retinol – pode ser perigoso para o feto, causar danos e ser teratogênico. 
  2. Ácidos de frutas (α-hidroxiácidos – AHA) em altas concentrações – causam irritação na pele. 
  3. Extratos de plantas que estimulam a diurese e a queima de gordura. 
  4. Conservantes (quanto maior o prazo de validade de um determinado cosmético, mais conservantes ele contém). 
  5. Preparações anti-rugas. 
  6. Ácido salicílico (β-hidroxiácido – BHA) – pode causar defeitos congênitos no feto e distúrbios da coagulação sanguínea no recém-nascido. 
  7. Óleos essenciais – alguns deles têm efeitos teratogênicos e abortivos (por exemplo, óleo de sálvia, óleo de bergamota). 
  8. Triclosan e ácido azeláico, tetraciclinas – têm efeitos abortivos e teratogênicos. 
  9. Flúor – muito flúor é tóxico para o bebê em desenvolvimento. 
  10. Amônia. 
  11. Detergentes sintéticos – podem causar irritação na pele. 

Leave feedback about this

  • Quality
  • Price
  • Service

PROS

+
Add Field

CONS

+
Add Field
Choose Image
Choose Video
X