dezembro 12, 2024
Cotidiano Saúde / Beleza

Como cuidar da sua saúde mental?

Como cuidar da sua saúde mental

Já que você está lendo isso, suponho que concorda comigo que a saúde é um dos nossos recursos mais importantes. Por que eu acho isso? Porque tendo algumas deficiências nesta área, somos incapazes de cumprir nossos papéis de vida e atender às principais necessidades humanas, como a necessidade de relacionamentos ou realizações.

E ouso dizer que é mais fácil para nós cuidar do aspecto físico do nosso bem-estar, o que provavelmente é um pouco mais fácil quando se trata de avaliá-lo objetivamente. Quando se trata de saúde mental, tendemos a subestimar seu impacto em nossas vidas.

Achamos que se estamos aguentando de alguma forma, está tudo bem e não adianta se incomodar com isso. E puxamos a fumaça até que nosso corpo nos pare com uma doença mais séria. E se, para variar, prevenir em vez de remediar?

O que é Saúde Mental?

A saúde mental é muitas vezes entendida como a completa ausência de doença. Então, se você não tem nenhum diagnóstico, então sua condição mental está bem, mas essa apresentação do caso é realmente suficiente? Vamos pensar na saúde em geral.

O que, por exemplo, quando você está fresco após um resfriado e não apresenta mais nenhum sintoma, mas seu corpo ainda está enfraquecido. É saúde ou ainda é doença? Por causa dessas nuances, acho que vale a pena olhar para a abordagem Salutogenética da saúde proposta por Aaron Antonovsky.

Definição de saúde mental da OMS

Essa abordagem também é mais consistente com a definição proposta pela OMS:

“Saúde mental significa um estado de bem-estar no qual um indivíduo realiza suas próprias habilidades, é capaz de lidar com o estresse normal da vida, pode trabalhar de forma produtiva e é capaz de contribuir para sua comunidade”.

O que essa definição significa para nós? Essa saúde mental não se limita apenas ao humor ou ao nível de experimentar emoções desagradáveis. Essa construção é muito mais ampla. Ao falar sobre saúde mental, não devemos nos esquecer de:

  • habilidades sociais eficazes
  • valiosa rede de contatos
  • autoeficácia e autonomia
  • ter um propósito e um senso de significado na vida
  • percebendo seu próprio potencial

Por que a saúde mental é importante?

Como mencionei anteriormente, a saúde mental permite que você use todo o seu potencial e aja com eficácia. Sem ela, não podemos aproveitar a vida plenamente. E não precisamos ter uma doença mental grave para que nossas vidas se complicam muito.

Imagine uma situação em que você tem “tudo” na vida: um emprego perfeito, pessoas valiosas ao seu redor, uma paixão que você pode desfrutar no seu tempo livre, sucesso em várias áreas da vida e uma missão que o leva a agir. Mas você não pode se comprometer totalmente com nenhum relacionamento duradouro.

Você não se sente sozinho porque está cercado de pessoas, mas não tem alguém para acordar todos os dias. Isso destrói a harmonia de sua vida e lança uma sombra sobre sua qualidade. Embora esta situação não indique a presença de nenhuma doença específica.

O que afeta a saúde mental?

Por ser um conceito muito amplo, a saúde mental é influenciada por muitos fatores, que separei em categorias:

Comportamentos de saúde e estilo de vida

Estes são todos os nossos comportamentos habituais que compõem nosso estilo de vida. Nesta categoria encontrará a sua alimentação, o tempo que passa a dormir, a frequência com que se exercita, se mantém um equilíbrio entre o trabalho e o descanso.

Recursos imunológicos

Esta categoria inclui características biológicas (por exemplo, genéticas), psicológicas (por exemplo, consciência de prevenção, personalidade, senso de identidade, senso de controle), bem como características socioculturais (conexões com outras pessoas, apoio social, religião, filosofia).

Eles moldam nossa capacidade de lidar com as demandas do ambiente e, portanto, podem determinar em que situações, com que frequência e intensidade sentimos tensão e estresse.

Um senso de coerência

É um conceito que assume que o mundo e o nosso lugar nele são permanentes e previsíveis. Eles consistem em três componentes:

  • um senso de compreensão – graças a ele, temos um senso de compreensão do mundo, suas regras e nosso papel na vida
  • uma sensação de desenvoltura – permite-nos sentir competentes para resolver os desafios da vida quotidiana (deficiências nesta área estão associadas a episódios de ansiedade)
  • um senso de significado – é uma crença de que a vida e a luta com seus desafios têm significado (deficiências nessa área são mais frequentemente associadas a episódios depressivos

O criador do conceito, Aaron Antonovsky, observou que as pessoas com um maior nível de senso de coerência realizam mais atividades de promoção da saúde, o que afeta significativamente seu nível de saúde.

Estressores

Este grupo inclui todos aqueles estímulos que nos deixam tensos e para os quais não existe uma resposta reguladora automática.

Quais sintomas devem chamar sua atenção?

Como gostaríamos de estar sempre na zona verde do continuum da saúde, vale a pena prestar atenção aos pequenos sinais que nosso corpo nos envia. O que deve chamar sua atenção?

Distúrbios do sono

Este não é um problema de curto prazo para adormecer, mas uma situação que dura mais de duas semanas em que você tem dificuldade para adormecer ou manter o sono ininterrupto por pelo menos 7 horas. É característico acordar entre 2 e 3 da manhã, o que comprova estresse crônico e níveis elevados de cortisol.

Humor permanentemente deprimido

Mudanças de humor são naturais e todos nós temos dias ruins. Não é nada para se preocupar. Vale a pena examinar mais de perto o caso se o humor diminui significativa e visivelmente por várias semanas. Preste atenção se as atividades e pequenos prazeres que costumam fazer você se sentir melhor não são tão agradáveis ​​como de costume.

Problemas de concentração

Se você acha mais difícil absorver conhecimento, não consegue se concentrar na tarefa em questão e tem problemas para concluí-la, vale a pena se cuidar.

Labilidade emocional

A instabilidade das emoções que se assemelha a uma montanha-russa. Em um minuto você está rindo até as lágrimas, e no próximo você está explodindo em lágrimas. Tudo te irrita, você fica com raiva facilmente. Este é um sinal de que seu sistema nervoso precisa de suporte extra.

Distúrbios de apetite

Você pode esquecer qualquer refeição durante todo o dia ou, ao contrário, consumir muito mais comida do que o normal. A comida aqui é típica. “edredons”, ou seja, lanches rápidos e doces.

Transtornos de ansiedade

Se você sentir um aumento repentino no nível de ansiedade que começa a desorganizar sua vida, vale a pena dar uma olhada nisso. 

Sentimento de impotência

Se você sente que não tem influência sobre nada e seus esforços serão inúteis de qualquer maneira, vale a pena investigar as crenças subjacentes. Vale a pena começar aqui com a Terapia Racional Comportamental , que é uma técnica de autoajuda que permite mudar nosso pensamento para um pensamento saudável. Além disso, vale a pena focar na prevenção, ou seja, atividades que visam evitar a queda da zona verde da saúde mental.

Como cuidar da sua saúde mental?

Existem muitos guias na internet sobre como cuidar da sua saúde mental. Fiz uma quase meta-análise para você e coletei apenas os fatores que testaram a eficácia. Espero que você encontre algo para si mesmo entre eles. Aproveitar!

Nomeie as emoções que você sente

Acontece que nomear as emoções que experimentamos é uma habilidade que afeta positivamente o nível de cortisol (hormônio do estresse) e oxitocina (hormônio do amor).

Isso ocorre porque o que é nomeado e definido se torna mais familiar para nós e, ao nomear o estado que experimentamos, podemos modificá-lo usando uma variedade de técnicas cognitivas. Uma delas é, por exemplo, a Terapia Racional Comportamental . Recomendo vivamente porque é uma ferramenta de auto-ajuda muito boa

Cuide da atividade física adaptada às suas necessidades

O fato de que a atividade física é extremamente importante para a saúde é um fato inegável. O interessante é que, como tudo na vida, até isso pode ser exagerado. Pois bem, acontece que um treino muito intenso, que sobrecarrega o corpo e exige uma mudança significativa no estilo de vida, afeta negativamente o nosso bem-estar.

Comer saudável

Uma alimentação saudável ajuda você a se sentir melhor em muitos níveis, e isso é conhecido há muito tempo. Ao preparar este estudo, deparei-me com um estudo interessante, cujo objetivo era verificar se o tipo de dieta afeta a condição de saúde mental.

Acontece que não importa se você é vegano, vegetariano ou pescador. É importante que não contenha fast food e junk food, porque esses produtos têm sido associados a um funcionamento mental pior.

Leave feedback about this

  • Quality
  • Price
  • Service

PROS

+
Add Field

CONS

+
Add Field
Choose Image
Choose Video
X