O ano de 2022 já passou – então vale a pena dar uma olhada nas estatísticas e tendências mais recentes sobre fraudes de marketing online. Quanto os anunciantes planejam gastar em marketing digital em 2023 e quanto disso irá para os fraudadores?
O que há de novo sobre a fraude de anúncios este ano em comparação com os anos anteriores? O que precisa mudar na atitude dos anunciantes para finalmente parar o aumento anual das receitas dos criminosos de publicidade digital? Tentaremos responder a essas perguntas a seguir.
Quanto dos orçamentos de publicidade são consumidos por fraudes online hoje?
Em 2016, a Federação Mundial de Anunciantes previu que nos próximos 10 anos (até 2026) a fraude publicitária será o segundo maior mercado do crime organizado (depois do tráfico de drogas), e até 2025 seu valor será de US$ 50 bilhões anuais, o que aproximadamente 10% do valor total do mercado de publicidade digital. No entanto, a acreditar nos dados atuais, essas previsões foram significativamente subestimadas…
De acordo com a Insider Intelligence, um total de US$ 571 bilhões será gasto em publicidade online este ano e, de acordo com a Opticks, até US$ 81 bilhões desse valor serão desperdiçados por fraudes de anúncios. Se esses dados estiverem próximos da verdade, isso significa que não 10, conforme previsto pela Federação Mundial de Anunciantes, mas até 14% dos fundos alocados pelos anunciantes para publicidade online serão consumidos por fraudes.
PubGalaxy em seu artigo sobre este tópico (Tendências de Fraude de Publicidade Online em 2022) refere-se aos dados da Fraudlogix para o primeiro trimestre de 2022. Sua pesquisa mostra que bots e outras fraudes de publicidade representam 15,6% de todas as exibições de anúncios em todo o mundo.
Além disso, eles estimam que o valor do mercado de fraude de anúncios aumentará mais de 15% este ano em comparação com 2021 e chegará a US$ 68 bilhões em todo o mundo. Embora esta previsão seja muito menor do que a da Opticks (81 bilhões), as mesmas conclusões podem ser tiradas de ambos – a fraude de marketing online é cada vez mais comum e as receitas dos fraudadores são maiores a cada ano.
Quais novas tendências podemos observar quando se trata de fraude de anúncios?
O roubo de atribuição
É um tipo cada vez mais popular de fraude de anúncios. Embora fazendas de cliques, fazendas de impressão ou semelhantes e bots que imitam o comportamento humano (muitas vezes de forma muito eficaz) ainda sejam tipos populares de fraude de publicidade digital, uma mudança de fraude relacionada a usuários falsos para assumir a atribuição de outra pessoa pode ser observada cada vez mais claramente.
O mais importante deles são ferramentas cada vez mais eficazes para reconhecer tráfego fictício e custos muito mais baixos associados à condução de fraudes do último tipo Roubo de atribuição, portanto, dependendo do que o anunciante está cobrando em uma determinada campanha – cliques, leads, impressões, vendas, baixar aplicativo ou chamar outra atividade gerada por outro editor requer melhor conhecimento tecnológico e inteligência,mas geralmente é muito mais barato do que manter um farm ou melhoria contínua de BOTs.
Também é muito mais lucrativo porque eventos reais já gerados são roubados, enquanto no primeiro caso apenas parte do tráfego gerado por BOTs ou farms foi realmente aprovado pelos anunciantes.
Fake News e Deep Fake
Nos últimos anos, também houve um aumento no número de golpes de notícias falsas e sua forma mais recente – Deep Fake, que está ganhando popularidade. A humanidade sabe há muito tempo como a propaganda pode ser eficaz, mas graças à digitalização e à globalização, estamos entrando em uma era completamente nova.
Atualmente, não é difícil criar informações falsas nas quais milhares de pessoas acreditarão, e a confirmação disso é o Deep Fake, ou seja, uma técnica audiovisual que consiste em processar material de vídeo para que pareça autêntico. Todos nós sabemos disso por meio de aplicativos que permitem colocar o rosto de alguém em fragmentos de vídeos famosos, mas as ferramentas usadas pelos golpistas do Deep Fake são muito mais avançadas.
Maior conscientização e ações preventivas mais frequentes
Felizmente, também existem tendências positivas relacionadas à fraude de anúncios, como a maior conscientização dos anunciantes, que pararam de varrer esse problema para debaixo do tapete em grande escala. Cada vez mais empresas estão investindo em ferramentas para detectar e bloquear fraudes publicitárias. Se você acredita na palavra de Pesquisa e Mercados, o mercado global para tais soluções crescerá a uma taxa de 17,1% ano a ano, valendo até US$ 762 milhões em 2028.
Transparência
Outra tendência positiva é o aumento do controle das empresas parceiras e, consequentemente, sua transparência. Os anunciantes estão limitando o número de parceiros com os quais trabalham para campanhas de marketing, mas não apenas isso – editores e anunciantes também atribuem cada vez mais importância aos provedores de tecnologia cujos serviços usam. Com a crescente ameaça de fraude de anúncios, todas as entidades de marketing na Internet querem se sentir seguras e exigem transparência de seus parceiros, o que elas mesmas tentam manter.
Estandardização
Há alguns anos, o IAB apresentou as primeiras soluções para ajudar a padronizar o mercado de publicidade digital – ADS.txt e Sellers.json são dois métodos eficazes para melhorar a qualidade da publicidade automatizada. Graças a eles, o editor pode determinar quem pode vender seu inventário, ver estatísticas mais detalhadas etc. Esses padrões vêm ganhando popularidade recentemente.
TV conectada (CTV) e OTT no centro das atenções dos golpistas
Os tempos de pandemia resultaram na enorme popularidade das plataformas de streaming e, consequentemente, das propagandas nelas utilizadas. Claro, estamos falando de TV conectada e publicidade On The Top.
Não é à toa que os fraudadores estão cada vez mais procurando novas formas de fraude nesses canais. Por enquanto, os BOTs são mais usados para esse fim, mas os fraudadores certamente estão procurando novas maneiras de roubar atribuições de outros publishers também em campanhas de CTV e OTT.
Como os anunciantes devem reagir a esses dados?
Estatísticas crescentes relacionadas a fraudes de anúncios mostram quão grande e global é o desafio da fraude de marketing online. A luta contra os fraudadores exige uma ação conjunta de todas as entidades relacionadas ao marketing online, mas também governos e organizações que lidam com o combate ao cibercrime.
No entanto, tudo começa com empresas individuais que devem implementar soluções antifraude profissionais e monitorar constantemente suas atividades de marketing e de seus parceiros. A pesquisa realizada pela Opticks mostra que as empresas que não investem em proteção contra fraudes publicitárias de forma alguma terão um retorno sobre gastos com publicidade (ROAS) 11% menor e, ao mesmo tempo, seu custo de aquisição de um cliente (CAC) aumentará em 9%.
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