julho 14, 2024
Cotidiano Gastronomia

Receitas de doces famosos

Receitas de doces famosos

Acho que todos nós temos nossa sobremesa favorita. Pode ser merengue de uma confeitaria local, torta de maçã da mamãe ou morangos da horta com chantilly. No entanto, há sobremesas que têm conquistado o reconhecimento de um enorme grupo de pessoas de todo o mundo. Geralmente são receitas regionais que fazem parte do patrimônio cultural do país. Quais doces valem a pena experimentar em uma viagem pelo mundo?

Cada país tem sua própria cultura, costumes e culinária. Do que os habitantes de diferentes partes do mundo gostam de comer, muito se pode deduzir sobre seu estilo de vida, condições locais e produtos típicos de um determinado lugar. Os poloneses também têm seus doces favoritos, que comem com avidez.

Estes incluem, por exemplo, cheesecake, tarte de maçã, bolo de semente de papoila, kutia, donuts com compota, faworki, pão de gengibre de Natal ou kogel-mogel. Somos muito apegados à nossa tradição e nada indica que devemos substituí-la por novidades de outros países.

No entanto, nada impede que você experimente pelo menos outras sobremesas de todo o mundo. Principalmente aqueles que são considerados os mais saborosos.

Tiramisu

Como a culinária italiana é uma das mais conhecidas e apreciadas em todo o mundo, a lista das melhores sobremesas também inclui uma iguaria da Itália. Tiramisu foi inventado na década de 1960, embora não esteja totalmente claro de onde se originou – muitas regiões diferentes reivindicam sua receita.

A sobremesa consiste em camadas de biscoitos embebidos em café expresso, cobertos com creme doce de mascarpone, gemas de ovo e açúcar. A coisa toda é polvilhada com raspas de chocolate amargo.

Sobremesa com uma crosta de açúcar queimado por um maçarico

Outra sobremesa vem da França. É uma iguaria extremamente requintada e ao mesmo tempo muito fácil de preparar. É composto por um creme preparado a partir de natas, gemas de ovos, baunilha e açúcar. A massa deve ser despejada em ramequins, polvilhada com açúcar e depois caramelizada em queimador especial. O crème brûlée é servido gelado na geladeira.

Baklava

É uma massa turca preparada com uma folha de massa (outros nomes são kora e phyllo) coberta com nozes picadas misturadas com mel ou açúcar, depois assada e cortada em quadrados ou diamantes.

O baklava pronto deve ser servido com calda ou glacê e polvilhado com nozes picadas. Um biscoito preparado dessa forma é extremamente doce – muitas pessoas não conseguem comer mais do que um pedaço de cada vez.

Bolo sacher

A Sacher Torte é certamente o bolo mais popular em todo o mundo. A história de sua criação também é inusitada: em 1832, na ausência do chefe da corte do príncipe Metternich, o chef junior Franz Sacher enfrentou a difícil tarefa de inventar uma sobremesa para o príncipe e seus convidados.

Sua ideia era simples: ele assou um bolo de chocolate coberto com geléia de damasco e coberto com chocolate. Ele certamente não esperava que um cozimento tão descomplicado se tornasse um sucesso internacional, que dois séculos depois seria chamado de “Rei das Sobremesas”.

Claro, você pode prepará-lo em sua própria cozinha, mas o bolo austríaco é mais gostoso em um café em Viena, acompanhado de uma xícara de café aromático.

Torta de maçã

A torta de maçã é uma assadeira americana que certamente fará as delícias de todos os amantes da torta de maçã caseira. Nesta edição, trata-se de uma tarte de massa quebrada com recheio de fruta, cujo principal ingrediente é a maçã.

Curiosamente, a torta de maçã é servida não apenas com adições óbvias como uma bola de sorvete de baunilha ou chantilly, mas às vezes também com, por exemplo, queijo cheddar.

Bolo floresta negra

O bolo Floresta Negra vem da Alemanha e já era conhecido no século 19, embora a receita atualmente conhecida tenha sido desenvolvida apenas em 1930. Toda a sobremesa consiste em camadas de pão de ló de chocolate (muitas vezes embebido em ponche com licor de cereja) em camadas com chantilly creme com cerejas e polvilhado com raspas de chocolate.

Churros

Churros são doces espanhóis que lembram ligeiramente os donuts poloneses. Eles são feitos de óleo quente e massa frita em forma de dedos longos com seção transversal em estrela.

Geralmente são polvilhados com açúcar de confeiteiro. Alguns comem no café da manhã, mas são tradicionalmente consumidos no dia de Ano Novo. Eles podem ser comidos puros ou mergulhados em uma xícara de chocolate quente.

Leche frita

Leche frita é outra iguaria da Espanha. Seu nome significa literalmente “leite frito”. Para fazer leche frita, um pudim é feito de leite, açúcar e batata ou amido de milho (às vezes também são adicionadas raspas de baunilha, canela ou laranja).

A massa pronta é despejada em um prato retangular e resfriada por várias horas, depois cortada em pequenos pedaços, coberta com ovo misturado com farinha de milho e frita em óleo quente. A sobremesa acabada é crocante por fora e macia, derretendo na boca por dentro.

Waffles belgas

São waffles leves feitos de massa fina de fermento. A massa não deve ser amassada – em vez disso, é batida e mexida com um batedor. Não contém gordura e deve ser assado em temperatura alta (aprox. 250 graus).

Tradicionalmente, os waffles belgas eram servidos com manteiga, mas hoje há muito mais liberdade em termos de acréscimos – chantilly, açúcar de confeiteiro, chocolate derretido e frutas também combinam com eles.

Leave feedback about this

  • Quality
  • Price
  • Service

PROS

+
Add Field

CONS

+
Add Field
Choose Image
Choose Video
X